domingo, 22 de agosto de 2010

As inovações de Santos Dumont

Se não fosse o gênio do jovem Alberto Santos Dumont, talvez o mundo que conhecemos, tivesse demorado mais para chegar onde chegou. No começo do século XX esse brasileiro, desejoso de inovar a vida das pessoas, realizou o primeiro voo dos chamados “mais pesados que o ar”.

Com sua obra, ele ganhou todos os prêmios destinados a quem conseguisse a proeza de fazer decolar um engenho pesado, diferente dos balões, que ascendiam por causa dos fluídos mais leves do que o ar ambiente.

Com base nos projetos do ilustre brasileiro, de Minas Gerais, a humanidade desenvolveu técnicas posteriores, que levaram a produção das grandes aeronaves do nosso tempo.

Visto com certa desconfiança, pelas pessoas que o rodeavam, quando ainda estava no seu local de origem, Santos Dumont transferiu-se para Paris, onde recebeu os votos de confiança de milhares de simpatizantes.

Com o apoio recebido, o jovem Alberto Santos Dumont pôde maravilhar a todos os que também se interessavam em resolver os problemas mantenedores da humanidade ainda presa ao solo.

A inteligência e o gênio do nosso compatriota contribuíram de forma evidente, significativa e incontestável, para o progresso material da grande maioria da população mundial.

Hoje em dia é impossível pensar em viagem ou transporte sem que se mencionem os aviões. Mas para que isso fosse possível, esse verdadeiro transformador da realidade daquele tempo, precisou de muita colaboração dos seus seguidores e simpatizantes.

Veja no vídeo abaixo o voo de uma réplica do 14 Bis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário