quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Candidatos participam do primeiro debate transmitido online

Aconteceu hoje o primeiro debate transmitido ao vivo, pela internet, entre os candidatos à presidência da República.

Promovido pela Folha de S. Paulo e a UOL no TUCA, teatro da PUC (Pontifícia Universidade Católica) da capital, participaram Marina Silva do PV, José Serra representante do PSDB e Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores.

Os temas como educação, segurança, saúde pública, pedágios nas estradas, dentre outros, foram ventilados pelos debatedores, mediados pelo jornalista Fernando Rodrigues.

Os internautas puderam participar com perguntas gravadas em vídeo. As respostas dos participantes demonstraram muita segurança e tranquilidade, com exceção de José Serra, que aparentou algum nervosismo.

As regras rígidas, norteadoras desse evento inédito, limitaram de certa forma, as manifestações dos debatedores. Não houve momentos em que os confrontos diretos, pudessem causar constrangimento a qualquer um deles.

Perguntado se aplicaria ao Brasil todo, o sistema de pedágio, vigente em São Paulo, José Serra afirmou que a grande maioria das estradas brasileiras está em péssimo estado de conservação, ao contrário do que ocorre no estado paulista.

Dilma Rousseff lembrou que o governo federal petista recebeu o sistema financeiro descontrolado e que o Brasil, sob a direção de Lula, passou a ser credor do Fundo Monetário Internacional, a quem devia milhões de dólares.

Respondendo ao jornalista Rodrigo Flores, do UOL, sobre o seu tratamento contra o câncer, Dilma respondeu ser necessário acabar com o preconceito que cerca essa doença. "O câncer é uma doença curável, principalmente quando ele é detectado no início. Hoje, nós temos que acabar com esse preconceito que cerca essa doença", afirmou.

A candidata do PV Marina Silva disse desejar "marcar uma diferença" nesse processo eletivo. "O século 21 coloca novos desafios para a humanidade. Eu não tenho dúvida que o Brasil é o país que reúne as melhores condições para fazer frente a eles", disse ela.

A transmissão ao vivo do evento foi pioneira, tendo se caracterizado pela serenidade, respeito mútuo e pelo êxito de todos os participantes.

Veja no vídeo abaixo o que pensa a candidata petista Dilma Rousseff sobre o aborto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário