quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Turma do Sereno

Em meados dos anos sessenta aqui em Piracicaba, um grupo de pessoas que frequentava a segunda sessão do cine Politeama, aos domingos, habituou-se a reunir-se depois do filme, num local onde hoje se encontra o Banco do Brasil, na Praça José Bonifácio, centro da cidade.

Então, pessoas que ocuparam cargos importantes como o de prefeito, vereador e até de deputado estadual, em algum momento de suas vidas, estiveram entre os frequentadores da chamada Turma do Sereno.

Mas o grupo não era formado somente pelos vocacionados para a política. Muitos se tornaram grandes empresários, comerciantes, empreiteiros, proprietários rurais, e funcionários públicos.

O pessoal começava a chegar depois das 22h30min e nos embates das ideias, às vezes, ocorriam discussões ferocíssimas, para o desespero da vizinhança abespinhada.

Entretanto, na maioria das vezes, as conversas seguiam serenas e chegou-se a dizer que a Turma do Sereno, à noite, consertava o Brasil, que durante o dia seria enxovalhado, por ações impróprias de gente desleal.

Não era incomum acontecerem reuniões no Restaurante Brasserie do saudoso Zica. Pizzas, cerveja e muitas porções de tira-gosto, eram os acepipes preferidos da rapaziada, incansável também em admirar as belezuras das beldades circulantes no meio.

Hoje em dia, depois de tanto tempo, as reuniões ainda acontecem, mas sem dúvida nenhuma, sem os mesmos ímpetos daquele passado glorioso.

O monitornews.blog preparou um vídeo homenagem aos companheiros vivos, e aos que já se foram, desta inesquecível Turma do Sereno.

Veja o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário