Consta da literatura especializada que a timidez é um dos componentes da doença psiquiátrica denominada esquizofrenia.
Na verdade o acanhamento é consequência de contatos pessoais limitados. Ou seja, a ausência do desembaraço, é frequente nas pessoas que se relacionam com pouca gente.
Assim, nas localidades interioranas, nos sítios afastados dos grandes centros, o envergonhar-se é muito comum.
As personalidades acanhadas podem se sentir ameaçadas por coisas banais para a grande maioria, mas não para elas.
O receio da desonra as torna assustadiças e por consequência predispostas a agredirem.
Um remédio excelente para isso é a educação, a visitação das grandes capitais, o contato com os ídolos populares, a aproximação das autoridades públicas e a compreensão de que o fundo do quintal não é o único lugar existente no mundo.
Para os portadores desse tipo de personalidade restrita, torna-se torturante ou até inimaginável, o simples ato de tomar um ônibus intermunicipal, na sua própria cidade, e desembarcar em outra localidade, que só conhece de ouvir falar ou de ver na TV.
Não é raro encontrar nessas individualidades, a incapacidade de solidarizar-se com o indigente caído na rua, de compadecer-se dos que, por velhice ou doença, estão impossibilitados de trabalharem, ou dos que passam por recuperação nos hospitais.
Faz parte da evolução pessoal, da mudança do comportamento a comunicação verbal. Só progride quem se comunica eficazmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário