terça-feira, 22 de novembro de 2011

Floriano Peixoto

Floriano Peixoto
              
       No dia 15 de novembro, próximo passado, tivemos as comemorações do centésimo vigésimo segundo (122º) aniversário da proclamação da República.
       O fato ocorreu na Praça da Aclamação (hoje Praça da República) no centro do Rio de Janeiro, e consistiu num motim de parte do Exército Imperial, liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que destituiu Dom Pedro II do poder.
       Naquele mesmo dia formou-se um governo provisório composto por Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Salles, Demétrio Ribeiro, Aristides Lobo, Floriano Peixoto dentre outros.
       Com a renúncia de Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, que era formado em ciências físicas e matemática, assumiu a presidência em 23 de novembro de 1891.
       Depois de Floriano assumiu a presidência, por meio do voto popular, o primeiro presidente civil da república que é o nosso conhecido Prudente de Morais, cuja casa, entre as Ruas Santo Antônio e 13 de maio, está hoje o museu que leva o seu nome.
       Perceba que, nos primeiros anos, logo depois da proclamação da república, a ordem dos problemas enfrentados pelos políticos e a sociedade, relacionava-se à transição de um regime a outro.
       Hoje em dia predominam as desgraças causadas pela carência financeira dos governos municipais, estaduais e federal saqueados, dia e noite, por gente mal intencionada.

Mudando de assunto: você se lembra da Lambretta? Foi objeto do desejo de muitos jovens durante os anos 60. Para quem nunca viu é hora de conhecer. Mas pra que conhece, é bom recordar. Veja o vídeo abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário