quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Padrão Negativo


          O prefeito Barjas Negri (PSDB) de Piracicaba, que teve seu nome envolvido no Escândalo das Sanguessugas, deseja agora por meio de um decreto, padronizar as cores dos táxis da cidade.
         Segundo consta, elas deverão ter os mesmos matizes do partido representado por ele: amarelo e azul.
         Essa atitude já foi tomada com relação à pintura das cadeiras do Estádio Municipal Barão de Serra Negra, que é propriedade da prefeitura, mas que serve ao Esporte Clube XV de Novembro.
         Da regulação das cores para a uniformização dos pensamentos, da opinião, das atitudes e do comportamento coletivo, a distância não seria muito grande.
         Ninguém duvide que essa busca de controle social, de homogeneização, tem raízes nos regimes autoritários semelhantes aos vigentes na Coréia do Norte e na China.
         Imagine uma sociedade de bonecas, robôs, com a mesmíssima opinião, pensamentos, roupas, atitudes e comportamentos, controlados por uma elite cruel.
         Barjas Negri foi Ministro da Saúde durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, tendo participado, segundo Darcy Vedoin, de um esquema de superfaturamento e desvio de verbas relacionadas a ambulâncias.  
Conforme a intenção do prefeito, os táxis de Piracicaba deverão ter a cor prata e ostentar adesivos quadriculados amarelo e azul, nas laterais e também na traseira.
Por meio do decreto 14.423/11, todos os carros adquiridos antes de 2012, e utilizados como táxi, terão o prazo de três anos, a partir de 1º de fevereiro, para a troca da cor que deverá atender o tal critério escolhido.
Portanto não bastam as placas vermelhas e a luminária no teto do automóvel, é necessário que o carro tenha no máximo cinco anos de uso, contados a partir do ano de fabricação, seja prata e exibam as cores amarelo e azul quadriculadas.
Isso faz lembrar o tempo em que os estudantes adolescentes das escolas públicas usavam uniformes, tinham pensamentos, opiniões, atitudes e comportamentos assemelhados.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário