Soldados israelenses reagem às pedradas que receberam. Foto: Nasser Shiyoukhi/Associed Press/Folha |
A cada ação corresponde uma reação. Se alguém procura viver em paz com as pessoas do entorno, deve antes aprender a aceitar-se como é.
Saiba que essa mania de querer controlar e modificar os outros, está tão por fora quanto desconhecer os sábios conselhos bíblicos.
Devemos ter sempre em mente que, a não ser que sejamos bem treinados para isso, não somos capazes de fazer juízos verdadeiros sobre aqueles que pensamos conhecer.
Conceitos falsos levam a ações excludentes, isoladoras e injustas, que podem se voltar contra quem os faz.
É preciso muito respeito para com o próximo. Se há incompatibilidade, se não há harmonia, aquele que se sente importunado ou adapta-se ou se afasta para o bem comum.
Mas, tentar transformar o semelhante à força, submetendo-o à vontade férrea, não pode produzir bons frutos, conforme muito bem demostram as experiências sobre o tema.
A reciclagem dos sentimentos, que permite a aceitação, deve sempre ser feita com o apoio dos que tem treino e autoridade para isso.
Antes de tentar dominar o seu próximo domine primeiro a si mesmo. Controle a língua, os maus pensamentos e as más intenções. Evite o mal, faça o bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário