segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Serra e Dilma participam do debate na Band

Aconteceu na Rede Bandeirantes, na noite de ontem, domingo (10/10), mediado pelo jornalista Ricardo Boechat, o primeiro debate, do segundo turno, da eleição presidencial. O encontro foi distinguido por arguições entre os participantes, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), que adotaram postura mais sincera em relação aos encontros realizados no primeiro turno.

Dilma declarou ser vítima de manifestações difamatórias e caluniosas do partido tucano e de seu vice, o deputado Indio da Costa (DEM).

Serra respondeu que Dilma se vitimiza e que ele também teria sido vítima da campanha da petista. O tucano declarou que Dilma não deixa claro suas posições, como sua visão sobre a descriminalização do aborto. A petista reafirmou que, para ela, o tema deve ser tratado como questão de saúde pública. “Entre prender e atender, eu prefiro atender”, declarou a candidata.

Serra erra

Logo na primeira parte do confronto, Serra lembrou as ocorrências na Casa Civil, que levou à demissão, a ex-ministra Erenice Guerra, e disse que, no início das acusações, a petista se referiu ao caso como uma “campanha orquestrada”. Dilma ressaltou que Serra precisa parar de fazer acusação sem provas e o alertou que ele já está inclusive sendo processado por espalhar calúnias. “Você tem de ter cuidado para não ter mil caras, Serra, porque a última mentira e calúnia contra mim ocorreu no caso em que vocês diziam que a minha campanha tinha aberto sigilo (fiscal de adversários). Hoje você é réu em crime de calúnia e difamação. Você está dando os primeiros passos na questão da ficha limpa”, disse ela.

Dilma questionou o adversário sobre o caso de seu ex-assessor Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, que segundo ela, teria desviado mais de R$ 4 milhões da campanha do tucano. Serra não comentou o suposto crime.

Quando disse que o Serra “não é o cara, mas tem mil caras”, Dilma arrancou risadas da plateia e dos jornalistas. Serra provocou risos de ironia, no mesmo público, quando comentou que “não havia problemas graves de segurança em São Paulo”.

Para o senador reeleito Delcídio Amaral (PT-MS), a candidata “deu um show de bola" e caminha para a vitória. “Foi o melhor debate da Dilma, sem dúvida. Muito firme, clara, concisa, foi para cima. Ela criou efetivamente as situações que nós esperávamos para fazer confrontação de projetos com o Serra. E ela agiu de forma determinada e especialmente com relação a essa rede de intrigas que montaram com relação a ela”, comentou.

Para o governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, não restou dúvida que Dilma saiu vitoriosa do embate. “O debate foi excelente porque ambos os candidatos desnudaram sua personalidade política e seus compromissos programáticos. Ficou clara a questão de quem é que tem políticas sociais, qual é a postura sobre as privatizações. E “o que eu fiz no verão passado”. Ou seja, o que a Dilma fez nos últimos oitos anos e o que o Serra fez. Isso ajuda o eleitor a se definir”, analisou.

Veja o vídeo da entrevista de Dilma logo depois do fim dos debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário